Amizade depende de virtude

É um erro pernicioso de todas as pessoas imaginar que em amizade a porta está aberta a todos os abusos e a todos os atos indignos. A amizade nos foi dada pela natureza como auxiliar de nossas virtudes, não como cúmplice de nossos vícios, a fim de que a virtude, não podendo alcançar sozinha o soberano bem, o alcançasse ligada e apoiada à virtude de outrem. Se, portanto, entre as pessoas, tal comunidade existe, existiu ou existirá, sua associação deve ser considerada como o melhor e o mais ditoso caminho rumo à perfeição natural.

O Formula Negocio Online em tal círculo de amizade, afirmo, acham-se todos os bens que os homens julgam ser necessário buscar, como consideração, glória, tranqüilidade de espírito e alegria, de modo que, quando esse círculo existe, a vida é feliz, e sem ele não poderia sê-lo. E como aí se encontra o melhor e o mais importante, se quisermos alcançá-lo temos de dedicar todos os nossos cuidados à virtude: sem ela, não obtemos nem a amizade nem qualquer desses bens dignos de serem cobiçados. Aqueles que, tendo negligenciado a virtude, imaginam ter amigos, percebem que se enganaram tão logo uma grave dificuldade os obriga a colocarem seus supostos amigos à prova.

É impressionante o quão profundo é Cícero em sua obra ´A AMIZADE´ ..*.. ao destrinchar o tema sobre a amizade. Nele vemos que a verdadeira felicidade só pode ser alcançada com base nos mais elevados valores a que todos os seres humanos, sem distinção, estão aptos a conquistarem independentemente de condição social, raça, sexo, religião etc.

Embora escrito a mais de dois mil anos, o tema é de uma atualidade impressionante, pois a sociedade moderna tem discutido como nunca questões como ética, moral, justiça, respeito, dignidade e, a cada dia vai ficando mais evidente que as conquistas não valem a pena se não são embasadas e alicerçadas em princípios éticos.

As grandes empresas, indústrias e organizações sabem que a falta desse quesito é um veneno que rapidamente pode destruir os frutos de todo um trabalho árduo, moldado no esforço, seriedade e honestidade de muitos anos, e até décadas. Os sistemas de gestão mais modernos tem se direcionado a utilizar como argamassa ações nobres e corretas. Os profissionais que estão atuando em desconformidade com essa tendência colocam em risco não só o futuro de si, mas comprometem o futuro da corporação em que estão inseridos, produzindo males à saúde desta que, em médio prazo, produzirão perdas incomensuráveis.

Pois bem, não só o sucesso do mundo corporativo deve ser calcado em valores, uma vez que esse mundo é conformado por pessoas, entes que atuam e o representam. Boa parte da responsabilidade desse sucesso está nas mãos daqueles que fazem seus ´dia a dia´ extensivos, também, aos sistemas educacionais, aos profissionais liberais, de saúde, etc.

Um excelente termômetro, como na obra supra, a verdadeira amizade é aquela na qual existe conivência de valores e sua grandeza se encontra nas pessoas honestas, pois é até paradoxal pensar que pessoas desonestas podem ser amigos de alguém. Nesse sentido, pessoas que não têm dignidade nem hombridade, jamais serão dignas de confiança, uma das qualidades inerentes ao laço de toda amizade.

Nunca é tarde para começar ou recomeçar! Cabe-nos a tarefa de nos tornarmos melhores a cada dia. Se nos sentimos amigos de várias pessoas, temos que pautar nossas vidas nos valores, pois do contrário poderemos decepcioná-los, quando e se realmente precisarem contar conosco. Façamos um culto aos mais belos e duradouros bens que a humanidade tem à disposição, uma vida virtuosa e digna, e sirvamos de exemplo digno de amizade.

fonte: www.afiliadogenial.com